Weihnachtsmärkte: 7 razões para visitar uma feira de Natal na Alemanha

Weihnachtsmärkte, os mercados de Natal são realizados em diversas cidades da Alemanha e consideradas as atrações mais natalinas de toda a Europa!

Se teve algo que surpreendeu (muito!) quando viajamos à Alemanha, foram as Feiras de Natal. Visitamos rapidamente o mercado de natal em Frankfurt e passamos uma tarde na festa de natal que acontecia em Rüdesheim am Rhein.

Os Weihnachtsmärkte (mercados de natal em alemão, mas em algumas regiões chamado de Christkindlmarkt) são eventos super tradicionais na Alemanha.

Na cidade de Dresden, a festa é chamada de Striezelmarkt e é datada de 1434. Já em Frankfurt, têm relatos desde 1393!

Normalmente as feiras de natal, se iniciam na última semana de novembro e vão até a semana do natal, em dezembro.

Veja porque uma festa tão antiga deve ser visitada durante a magia do Natal. No final do post confira uma cidade aqui no Brasil que você pode visitar e apreciar uma autêntica feira alemã de natal!

Psssiiu › R$100 em Créditos no Airbnb para você viajar!

1 — Conhecer mais sobre a cultura alemã

A Alemanha com certeza se destaca pela sua forte cultura. As suas comidas, bebidas, músicas, trajes e decorações são bem particulares e sempre atraem muitos turistas. Tanto que a Oktoberfest em Munique é reproduzida em diversos locais do mundo (em Santa Catarina também!).

Por isso que visitar alguma, das várias festas de natal, é uma imersão cultural riquíssima. Você vai poder vivenciar como é um evento tradicional de outro país, observando sua culinária, músicas e conhecer seus costumes.

No mercado de natal de Rüdesheim am Rhein

No mercado de natal de Rüdesheim am Rhein

Na Alemanha, celebrar o natal não tem tanto o nosso jeito de ir as comprar e visitar muitos shoppings. Lá é mais familiar e simples, então o Weihnachtsmärkte também se torna um ambiente de celebração para a família. Isso que é o legal. É uma festa local, para ser celebrada entre o próprio alemão, por esta razão não se torna algo fabricado para atrair turistas.

Com certeza, quando visitei a feira de natal na pequena cidade de Rüdesheim am Rhein foi muito legal ver como as pessoas se divertiam juntas, ver objetos minúsculos à venda fora do estabelecimento comercial e quem quisesse comprar procurava o vendedor, ver como tudo era muito organizado. Valeu muito a experiência.

2 — Visitar novas cidades

O país inteiro entra no clima de natal. Cidades, vilas e aldeias, praticamente todas tem o seu próprio mercado de natal.

O legal que cada cidade procura fazer o seu Weihnachtsmärkte único, por isso que visitar mais que uma feira em locais diferentes não vai se tornar batido.

Isso sem contar, que só Munique tem cinco feiras natalinas:

  • Marienplatz – Münchner Christkindlmarkt
  • Christkindlmarkt am Sendlinger Tor
  • Weihnachtsmarket am Chinesischen Turm
  • Weihnachtsdorf im Kaiserhof
  • Mittelalter Weihnachtsmarket

Outras cidades com festas de natal famosas são: Frankfurt, Nurmberg (a mais conhecida), Dresden, Berlim, Bremen, Köln, Düsseldorf, Stuttgart e Trier (cidade mais antiga da Alemanha).

No mercado de natal de Rüdesheim am Rhein

No mercado de natal de Rüdesheim am Rhein

Como estas feiras são mais conhecidas, elas são maiores e acabam tendo mais turistas também. Então se por acaso você quiser ter uma experiência bem alemã, não deixe de conhecer a festividade em uma cidade pequena também!

Neste site você consegue acessar a programação de todas as feiras de natal da Alemanha: global-christmas.com

3 — Provar comidas típicas no Weihnachtsmärkte

No Weihnachtsmärkte o Glühwein (quentão de vinho) é a principal bebida da festa. Ele é preparado com ervas e lembra o quentão da festa junina. Para as crianças, peça o Kinderpunsch, um ponche quente não alcoólico.

A caneca em que é servida a bebida pode ser adquirida. Assim você já pode começar a colecionar as canecas de cada Weihnachtsmärkte.

Já na culinária, não deixe de provar os tradicionais sanduíches com linguiça (Bratwurst mit Semmel) ou com carne de porco. Experimente também o salmão na fogueira, que acompanha um pão também.

Comendo a sopa de cogumelos em Frankfurt

Comendo a sopa de cogumelos em Frankfurt

Tem o Raclette, que é um queijo derretido servido com batata, cebola, picles… ou outros acompanhamentos.

Em Frankfurt também comemos algo que parecia uma sopa de cogumelos com cebola (não consegui definir bem), só que o gosto era meio duvidoso hehe.

4 — Se encantar com a decoração de Natal

Apesar de, no geral, o Papai Noel dominar o natal, nas feirinhas natalinas alemãs ele fica como coadjuvante. E talvez seja por isso que a decoração seja tão incrível. Vários outros objetos são explorados e, em tudo, há muito detalhe!

As réplicas de casinhas alemãs são incríveis. Elas são super minúsculas com vários itens dentro: bonecos de neve, utensílios domésticos, pessoinhas, animais, árvores…

No mercado de natal de Rüdesheim am Rhein

No mercado de natal de Rüdesheim am Rhein

Você vai encontrar bonecos quebra-nozes dos mais variados tipos, vários presépios, árvores de natal em miniatura e objetos para pendurar nela, velas. Inclusive, trouxe um kit do Weihnachtsmärkte de Rüdesheim am Rhein coisa mais fofa.

Isso sem falar na decoração da própria festa. Muitas luzes, carrossel, trenzinhos, guirlandas, árvores de natal, bonecos de neve e música no ar. Enfim, o ambiente é encantador, dá para imergir na magia do natal!

5 — Comprar objetos artesanais

As feiras de natal contam com muitos produtos artesanais. Inclusive, em algumas barraquinhas, o artesão está ali fazendo o objeto na hora.

Além de encontrar os itens que remetem às decorações de natal, você vai ver diversos brinquedos de madeira, bijuterias, artigo de couro e lã (luvas, cachecóis, toucas, chapéus, bolsas). Achamos uns relógios cucos que eram extraordinários.

Muitos relógios cucos em Rüdesheim am Rhein

Muitos relógios cucos em Rüdesheim am Rhein

6 — Comer muitos Doces

Essa é a hora de ficar com água na boca. Os Weihnachtsmärkte têm várias opções neste quesito:

  • Lebkuchen, doce natalino que é tipo um pão de mel. O mais famoso é o da empresa Schmidt.
  • Gebrannte Mandeln, que são amêndoas açucaradas.
  • Stollen, um tipo de panetone. Ele é mais massudo e em cima vai açúcar de confeiteiro.
  • Spekulatius, biscoito de manteiga com canela.
  • Gerösteten Kastanien ou Geröstete Nüsse, castanhas ou nozes torradas.
  • Bratapfel, que são maças assadas com algum recheio doce.

Além de muitos chocolates expostos nas barraquinhas em formato de coração. Uma ótima lembrancinha de viagem.

7 — Se divertir com a família

Com certeza essa é a melhor razão para visitar algum mercado de natal da Alemanha! Afinal nada melhor que comemorar essa data tão significativa (nascimento do Salvador Jesus) junto com aqueles que são os mais importantes para você.

Com crianças menores, para aproveitar mais, chegue cedo no Weihnachtsmärkte, por causa do clima (frio) e também porque escurece cedo no inverno. O horário mais comum das feiras é das 10 hrs ou 11 hrs até às 21hrs ou 22hrs. Verifique o horário daquela que você pretende visitar clicando aqui. Tenho certeza que todos vão curtir, passear, comer bem e se divertir muito!

Segue dois vídeos curtinhos do Weihnachtsmärkte de Rüdesheim am Rhein, dá um play para sentir o clima de natal! E algumas fotos que tiramos nas feiras de natal de Frankfurt e Rüdesheim am Rhein =)

Realmente foi um passeio muito agradável e uma grande oportunidade de fazer uma atividade como se fossemos moradores da Alemanha hehe. Nesse ambiente foi o que mais nos sentimos submersos culturalmente no país!

Adventsmarkt em Pomerode

No estado de Santa Catarina, a cidade de Pomerode está realizando o Adventsmarkt, o mercado de Natal. A decoração é toda inspirada na cultura germânica, com muitos quebra-nozes, pinheiros com bola de vidro e a Weihnachtspyramide, pirâmide alemã de natal. Na culinária, os visitantes podem provar o Stollen (panetone alemão) e bolachinhas pintadas à mão.

Programação da Adventsmarkt em Pomerode (2016):

Dias 11/11 a 27/11 e 01/12 a 18/12
Endereço: Rua Hermann Weege, 111, 89107-000 Pomerode, Brazil

Nos domingos dos dias 27/11, 04/12, 11/12 e 18/12 haverá apresentação musical.

Para informações sobre o horário de cada programação, acesse aqui e conheça a página do Facebook.

 

Já teve a oportunidade de conhecer algum Weihnachtsmärkte na Alemanha, gostaria de indicar alguma cidade para visitar a festa, deixe nos comentários! =)

Dúvidas?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *