Roteiro de Compras no Paraguai: Dicas

Veja o roteiro completo de compras no Paraguai: como ironde comprarcomo pagarcomo funciona a fiscalização na Receita Federalonde comerdicas.

Na hora de se preparar para as compras no Paraguai, algumas dicas são essenciais para aproveitar melhor seu dia, tempo e dinheiro! Veja as melhores aqui!

→ Compre aqui seu ingresso para o Tour de Compras no Paraguai!

Você já tem mais ou menos alguma ideia do que quer comprar no Paraguai, mas não sabe por onde começar quando chegar lá. Eu conheço bem como é essa sensação.

Às vezes, poucas informações já podem te ajudar a se preparar melhor. Tanto fazendo render melhor o seu dinheiro, como o seu tempo.

Nos outros posts do Roteiro de Compras no Paraguai, já mostrei quais lojas você pode confiar. Se é melhor pagar com real, dólar ou cartão de crédito, entre outras informações (que estão todas nos links ali em cima).

Agora, quero escrever sobre 14 dicas que podem fazer toda a diferença no planejamento das suas compras e no dia do passeio. Venha comigo conferir!

→ Já pensou passar o Réveillon 2018 em BALNEÁRIO CAMBORIÚ!

Psiiii › Inscreva-se em nosso canal no Youtube

1. Teste os produtos antes de comprar

Dicas: Todo produto que você comprar, especialmente os eletrônicos, peça para o vendedor abrir e testar. Por duas razões simples:

Roteiro de Compras no Paraguai: Dicas

Depois que você voltar para a sua cidade, não vai ter como simplesmente ir à loja e pedir para trocar, certo? E mesmo que você tenha como voltar, a política de troca pode ser bem complicada, especialmente para pequenas lojas.

Por isso, para evitar futuras dores de cabeça e até “ser passado para trás”, teste desde a chaleira elétrica de R$ 30,00 até o videogame de R$ 2.000,00.

2. Desconfie dos preços muito baixos

Dicas: O Paraguai é justamente um lugar que atrai os brasileiros pelos preços baixos dos produtos.

Porém, o cuidado deve estar nos valores anunciados que são muito mais baixos que a média praticada pelas demais lojas.

Roteiro de Compras no Paraguai: Dicas

Os estabelecimentos pequenos não conseguem competir com as maiores, que compram em grande quantidade. Então preste atenção nos detalhes do produto.

Pode ser, além de falsificação, um item que apresentou problema durante a sua produção e foi consertado (refurbished) ou sem garantia.

3. Cuidado com os vendedores ambulantes

Dicas: Se você não tiver interessado em meias – que no momento é o principal produto de venda dos vendedores ambulantes – só os ignore.

Infelizmente, eles vão querer te empurrar qualquer coisa, desde meias a viagra, até armas. E caso você dê atenção, vai ser difícil se livrar. Para não ser mal-educado, pode falar “no, gracias” ou simplesmente continuar o seu caminho.

4. Não aceite ajuda na rua

Dicas: Outro ponto para ficar ligado. Muitos vendedores/guias, ao ver o turistão meio perdido, se aproximam e perguntam “o que queres” ou “o que procuras”.

Roteiro de Compras no Paraguai: Dicas

Este é o método para os funcionários de alguns estabelecimentos, te levaram para a sua loja. Só que esse provavelmente não vai ser o melhor negócio. E pode ser bem chato se livrar da insistência do vendedor. Por isso, não aceite nenhuma ajuda de estranho.

5. Faça uma lista de compras

Dicas: Aqui é para se manter focado no que você realmente quer comprar ou pelo menos não esquecer (diante de tantas opções hehe).

Perfumes no Shopping Monalisa

Perfumes no Shopping Monalisa

A lista de compras te ajuda na hora de pesquisar os preços nas diversas lojas. A adquirir exatamente o modelo/marca que você deseja. A saber quais são as lojas que você tem que ir.

Vai ser a lista de compras o seu norte no Paraguai. Se você quer um relógio da grife tal, já sabe que pode encontrar no Shopping S.A.X ou no Shopping Monalisa e não na Galeria Lai Lai.

6. Faça um roteiro

Dicas: Fazer um roteiro é a complementação da dica anterior. A lista de compras e o roteiro andam de mãos dadas.

Comprar exatamente o que você quer, sabendo que está fazendo um bom negócio, pode não ser uma tarefa tão simples. São muitas lojas e variedades, dessa forma se planeje para ir naquelas que você quer dar uma olhada.

Ruta 7 na Ciudad Del Este

Ruta 7 na Ciudad Del Este

No post onde comprar, eu criei um mapa com a localização dos principais shoppings, galerias e lojas. Ali você já pode ter uma noção de onde cada estabelecimento se localiza na Ciudad del Este. Além de conhecer as principais lojas de cada segmento (eletrônicos, roupas, decoração…).

Procure saber mais sobre as lojas do Paraguai, as que são confiáveis de comprar e aquelas que oferecem uma boa variedade de produtos e, então, crie uma rota. Assim, você consegue se organizar para primeiro pesquisar os preços e depois comprar o que lhe pareceu mais vantajoso.

7. Horário de funcionamento do Paraguai

DIcas: Vá cedo! O horário de funcionamento no geral da Ciudad del Este é das 7hrs às 16hrs, horário do Brasil, de segunda à sábado.

Depois das 10hrs da manhã tudo começa a ficar mais cheio e difícil de fazer, inclusive se locomover. Muito tempo pode ser perdido para chegar de uma loja a outra, como também no caixa (para pagamento) e no pacote (para retirada dos produtos), sistema utilizado nas maiores lojas.

No domingo, pela parte da manhã, poucos estabelecimentos abrem e alguns shoppings ficam abertos até mais tarde (como o Shopping Del Este e o Shopping China). Fique de olho nos feriados paraguaios.

8. Libere o cartão de crédito internacional

Dicas: Essa é super simples. Não esqueça que, caso você já vai com a intenção de usar o cartão de crédito, ou apenas está levando por prevenção, para usar no Paraguai é necessário pedir a liberação do cartão previamente na operadora. Da mesma forma que funciona para uma viagem internacional.

9. Os preços da internet podem ser diferentes dos da loja

Dicas: Em alguns dos sites dos próprios estabelecimentos da Ciudad del Este, já é possível verificar os valores dos produtos e o preço do câmbio (como CellShop, Compubrás e Mega Eletrônicos).

Há também sites que funcionam como comparadores de preços, como: comprasdoparaguai.com.br e lojasnoparaguai.com.br.

Essas ferramentas são muito úteis para se ter uma média dos valores que estão cobrados pelos produtos. Os sites comparadores também têm gráficos que disponibilizam a variação do valor do produto ao longo do tempo.

A NaveShop vende pelo site naveatacado.com

A NaveShop vende pelo site naveatacado.com

Porém, infelizmente, não dá para confiar totalmente do preço anunciado online. Muitas vezes, o valor na loja física pode estar diferente. Isso ocorre principalmente por causa de três fatores: variação do dólar, estoque das lojas e, normalmente, nos dias mais movimentados, o preço aumenta.

Dessa maneira, não quer dizer que vai ser enorme a diferença de preço, é mais só para ter consciência que isso pode acontecer.

10. Vá com roupas confortáveis

Dicas: Tenha em mente que o dia vai ser cansativo e você vai caminhar bastante.

A parte de compras da Ciudad del Este não é exatamente bonita, limpa e fácil de transitar. Exatamente ao contrário. Fatores que são agravados em dias de chuva ou de muito calor.

Por isso vá de tênis, vá com calça confortável – que não tem problema se sujar – e com um bolsa/mochila fácil de carregar. Se o tempo está nublado, leve de reserva uma sombrinha. Muito calor? Não deixe de passar protetor e andar com um boné/chapéu. E leve água.

11. Cuidado com as réplicas e falsificações

Dicas: No Paraguai há sim lojas super confiáveis que só trabalham com produtos originais. Contudo, também há sim estabelecimentos e vendedores duvidosos que vendem réplicas e falsificações. Por isso, preste muita atenção no que você está levando.

Pesquise na internet sobre eventuais selos, marcas, registros que o produto original possui. Vá antes em uma loja de confiança no Brasil que tenha o que você quer comprar e dê uma olhada.

O importante é ter conhecimento do produto que você quer adquirir, principalmente se o seu valor for alto, para não se frustrar e trazer lebre por coelho. Procure saber sobre como verificar a autenticidade do item desejado.

Pergunte para o vendedor se tem garantia, se vem dentro da caixa, acompanha manual de instruções. Todos esses itens te garante mais sobre a procedência do produto.

12. Lojas mais caras, maiores e de renome podem ser a melhor opção para adquirir algum produto de alto valor ou de marca.

Dicas: Levando em consideração a dica de cima, procure as lojas de mais renome para os produtos mais caros ou de grife.

Brands for Less

Brands for Less

Para ter certeza que você está levando uma bolsa da Louis Vuitton, vá em Shoppings tradicionais de grife no Paraguai. Não se arrisque em vendedores que um dia podem estar ali e no outro sumir do mapa.

Nesse caso, pagar um valor um pouco mais alto, mas que te garanta a originalidade do produto, é o melhor negócio!

13. Tenha calma na hora de comprar

Dicas: Em tudo que vai se comprar no Paraguai é preciso ter “frieza”. Não se deixe levar pelo papo do vendedor de que é último e, se você não levar, não vai mais achar tão barato. Pense com calma e avalie bem as propostas de venda. Sempre negocie também o valor com o vendedor.

14. Traga a nota fiscal dos aparelhos eletrônicos usados que você levar para Foz do Iguaçu.

Dicas: Essa última dica tem a ver com a fiscalização da Aduana Brasileira. Como já falei aqui no blog, é muito importante fazer a declaração do que foi comprado, mesmo se a cota não foi ultrapassada.

Agora, além disso, atente que o seu bem pessoal usado (celular, câmera fotográfica, laptop), adquirido em outro lugar, pode ser taxado mesmo que você não tenha atravessado a Ponte da Amizade.

Retirando Mercadoria na VisãoVip

Retirando Mercadoria na VisãoVip

Por isso, é importante trazer a nota fiscal dos seus pertences. Assim, caso seja parado na estrada ou no aeroporto, não estará sujeito a fiscalização dos produtos, pois você tem como comprovar que eles não foram adquiridos no Paraguai.

 

Pronto! Agora você já está expert em compras no Paraguai! Aproveite bastante seu dia e suas compras. Caso tenha alguma dúvida ou alguma dica ou, ainda, alguma experiência para compartilhar, deixe nos comentários!   😉

Dúvidas?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *