3 dicas para planejar a viagem dos seus sonhos!

Você só imagina como seria a sua viagens dos sonhos, mas nunca consegue realizá-la? Preparamos três dicas para você finalmente planejar essa aventura!

Para qualquer coisa que vamos fazer, seja comprar um móvel para casa, adotar um bichinho de estimação, ou até mesmo adquirir uma simples peça de roupa, o ideal é se planejar financeiramente.

Devemos agir sempre com consciência e estipular aquilo que para nós, naquele momento, é prioridade.

Na verdade, estou escrevendo esse post pra mim mesma. A minha prioridade no momento é economizar para uma eurotrip. Ando sonhando em conhecer Portugal e Itália!

Mas, muitas vezes, com a correria da nossa vida cotidiana, vamos deixando nossos sonhos de lado e vivendo o dia a dia sem muito planejamento.

Por isso, com este post, quero estabelecer 3 dicas de como se planejar financeiramente para tornar a sua viagem dos sonhos – e a minha também – possível!  😉

→ Já pensou passar o Réveillon 2018 em BALNEÁRIO CAMBORIÚ!

Psiiii › Inscreva-se em nosso canal no Youtube

Desde pequena, eu tenho o costume de organizar minhas finanças. Posso dizer que a minha primeira conquista financeira, junto com a minha irmã, foi comprar a nossa cachorrinha de estimação, a Kandy.

Eis o nosso planejamento na época:

  • Entramos em acordo na raça que queríamos.
  • Pesquisamos no jornal qual era a média de preço de um filhotinho.
  • Guardamos TODAS as moedinhas que ganhávamos, sem GASTAR nada e sem perder o FOCO.

Isso durou alguns longos meses, mas a recompensa veio! E até hoje temos a nossa doguinha, que vai fazer 13 anos. Tá idosa já.   🙂

Kandy, a doguinha

Kandy, a doguinha

Pode parecer bobo – por ser atitude de duas crianças com um pensamento tão simples – mas não! Na verdade, é uma ótima analogia para como podemos nos planejar para aquilo que realmente queremos:

Entre em um acordo com você mesmo!

Quem nunca pensou em realizar a viagem mais perfeita, com o quarto de hotel mais luxuoso, com o destino mais desejado por todos?

Pois é, nós também hehe.

Porém, muitas vezes planejamos algo tão gigante, tão glorioso, que na hora de colocar em prática se torna insustentável.

Sequer conseguimos, dentro de nossa cabeça, nos convencermos que aquela viagem será possível, simplesmente porque, nos parâmetros que imaginamos, sabemos que não será!

Então comece voando mais baixo.

Dicas para Planejar Sua Viagem

Se você sonha conhecer Nova York, não é necessário se hospedar próximo ao Central Park, em um hotel 5 estrelas. Pesquise alternativas!

Ter uma experiência incrível em uma viagem não é sinônimo de carteira recheada de dinheiro.

Hoje em dia, com a quantidade de informações em redes sociais, com a quantidade de aplicativos com serviços alternativos do tradicionais (como Ubber, Airbnb), com a quantidade de experiências reais de pessoas que temos acesso diariamente, é possível planejar conhecer o lugar dos seus sonhos com os pés no chão.

Seja realista o suficiente e sonhador o suficiente, assim você conseguirá entrar em um acordo com você mesmo!

Estabeleça quais serão seus gastos financeiros.

Planejar, calcular e anotar. Essas são as palavras de ordem a fim de criar uma meta financeira para a viagem dos seus sonhos.

Dicas para Planejar Sua Viagem

Como disse no início do post, não importa o que você quer adquirir, vai sempre precisar de um planejamento antes. Mesmo que esse plano seja mental e dure 5 minutos hehe.

Planeje o quanto será necessário economizar e quanto tempo irá levar para chegar nesse valor. Seja realista dentro das suas condições, mas ao mesmo tempo se esforce para cumprir a sua meta.

Calcule quais são os gastos econômicos que você terá nesta viagem. Procure saber a média do preço das passagens, das acomodações, dos passeios e da alimentação. Pesquise bastante! Nesse mundão online há muitas dicas valiosas de como fazer para valer mais seu rico dinheirinho.

Anote tudo, salve as dicas, guarde os links, assista vlogs. Seja metódico. Crie uma pastinha no seu computador e outra nos favoritos do seu browser e tudo que você ler, que for interessante, salve. Esse método pode ser muito útil, para achar facilmente depois todas as dicas que você precisar na hora de montar seu roteiro.

Guarde tudo. Não gaste nada. Tenha foco.

Acredito que essa seja a parte mais difícil. É preciso resistir a tentação da promoção imperdível. É preciso resistir ao produto que no momento parece que não podemos viver sem, mas depois fica esquecido num canto. É preciso resistir, até mesmo, comer fora em certos momentos.

Cada centavo vai contar nessa equação.

O primeiro passo é evitar frequentar ambientes que te levam a gastar. Isso também inclui sites de vendas! Descadastre-se de todas as newsletters. Pois a cada manhã, quando você abre seu e-mail, a primeira mensagem que já entra no seu cérebro é: “até hoje, promoção imperdível”, “deu a louca, tudo por 70% de desconto”, “aproveite essas ofertas”. Então para evitar esse bombardeio de consumismo, é melhor não ter conhecimento dos tais descontos.

Não vá passear no antro de gastar economias shopping. Prefira atividades que te levem a conhecer algo, contemplar a natureza, conversar de verdade com quem está ao seu lado. Assim, além de guardar suas suadas economias, de quebra você conhece e aprende a realizar outros tipos de atividades e de lazer.

Instale o adblock em seu browser. Dessa forma, cada vez que abrir uma página online qualquer, não vai aparecer um zilhão de propagandas ao  redor dela, te fazendo lembrar aquela linda botinha que você pesquisou em outro site há uma hora.

Tenha o hábito de anotar seus gastos mensais. Você sabe para onde seu dinheiro está indo? Existem ótimos aplicativos (como organizze e guia de bolso) que irão ajudar você anotar tudo que entra e tudo que sai. Mas tem que levar no capricho para dá certo.

E ainda com esta prática, você saberá quanto tem gastado com coisas que podem ser cortadas de seus gastos mensais. Você pode descobrir de repente, que não é necessário gastar 240 reais com tv a cabo – que só é utilizada duas vezes por semana na sua casa –, esse serviço pode ser trocado por outro muito mais barato, como o Netflix.

Assim, repense no que você tem investindo seu dinheiro, dê prioridade para aquilo que te agregue algo positivo.

Espero que…

Você consiga colocar essas dicas em práticas – assim como nós. Pois, a cada ano, a cada mês, a cada dia, a vida passa mais rápido e se não realmente nos planejarmos com determinação, ela pode passar com os seus sonhos somente na sua imaginação!

Biloxi ‹ Mississippi ‹ EUA

Biloxi ‹ Mississippi ‹ EUA

 

Caso você tenha algum método que lhe ajuda a planejar sua viagem dos sonhos, comente! Também queremos a sua ajuda e compartilhe essa ideia!

Dúvidas?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *