Molhes da Barra em Itajaí, união de belezas naturais e atividades ao ar livre

O Molhes da Barra de Itajaí é um espaço para apreciar: apreciar os navios entrando e saindo, apreciar o farol e as gaivotas, apreciar o mar e a paisagem!

Mais um pedacinho para explorar em Itajaí, Santa Catarina, é o Molhes da Barra. Um lugar ideal para contemplar a linda vista do mar, curtir a praia e passear de bicicleta, patins ou skate. Tem bastante gente praticando exercícios físicos por ali ou simplesmente passeando com a família e animais de estimação.

Porém, o que é um molhe? Molhe é uma construção marítima de engenharia hidráulica, feita com pedras ou blocos de concretos tetrápodes. A estrutura se inicia em terra e se estende pelo mar, emergindo da superfície aquática. O Molhes da Barra de Itajaí ajuda na atracação de navios por conta da entrada do porto da cidade.

Molhes da Barra Itajaí

Como o acesso para o Molhes da Barra faz parte do Caminho de Cabeçudas e é uma das principais atrações turísticas de Itajaí, ele é um ótimo ponto para conhecer e curtir. Depois é só seguir em direção à Praia de Cabeçudas ou para o Bico o Papagaio — cartão postal da cidade.

Descobrindo o Molhes da Barra de Itajaí

No início do Molhes da Barra, há um estacionamento amplo, alguns carrinhos com cana de açúcar e água de coco, banheiro público e um restaurante à beira-mar.

Também tem um pequeno espaço verde e, ao lado direito, existe uma entrada para acessar a Praia do Atalaia. Aliás, esse pedacinho do canto da praia que permeia o Molhes de Barra, é conhecido como a Praia do Molhe, que é bem movimentada.

→ Já pensou passar o Réveillon 2018 em BALNEÁRIO CAMBORIÚ!

Psiiii › Inscreva-se em nosso canal no Youtube

Molhes da Barra Itajaí Molhes da Barra Itajaí

No mar, dá para ver os surfistas locais que sempre estão por ali, por conta de ter uma das melhores ondas da região. Além de praticantes de stand up paddle e windsurf. Já na areia, no fim de tarde e aos finais de semana, sempre tem um pessoal jogando bola.

Molhes da Barra Itajaí

O trajeto pelo Molhes da Barra só pode ser feito a pé ou de bicicleta, pois veículos automotores tem entrada proibida. O caminho se dá pela Rua Caminho de Xinxiang e adentra uns 800 metros no mar.

Ao final, tem um pequeno farol, normalmente rodeado de gaivotas, que complementa a paisagem e fica lindo! Isso quando as ondas não quebram nas pedras e se levantam atrás do farol! É uma cena de filme…

Molhes da Barra Itajaí Molhes da Barra Itajaí Molhes da Barra Itajaí

A grande atração mesmo do Molhes da Barra de Itajaí é ver os navios cargueiros entrando ou saindo do porto da cidade, sob a luz do amanhecer ou fim de tarde. É uma vista incrível!

Molhes da Barra Itajaí

Por lá, à esquerda do molhe, você também vai encontrar praticantes de pesca de arremesso. Isso porque ali é o encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar, o que torna o esporte bem procurado.

De um lado, é possível apreciar a vista da Beira-Rio de Itajaí, toda a orla da Praia de Navegantes e, ao fundo, a silhueta da cidade de Penha. Do outro, as praias de Itajaí. O Molhes da Barra é iluminado à noite e, nesse período, frequentado pelas queridas capivaras.

Onde fica o Molhes da Barra

Durante a alta temporada, apesar de o estacionamento ser amplo, geralmente fica lotado o dia todo. Por isso, nos dias de calor, achar uma vaguinha para carro pode ser uma tarefa complicada.

Molhes da Barra Itajaí

Então, para quem tem ânimo de caminhar um pouco, uma das sugestões é estacionar o carro na Praça Beira-Rio e seguir andando. O tempo é de em média 20 minutos de um ponto até o outro (1,5km). Mapa. Todo o Caminho de Cabeçudas é urbanizado e bem sinalizado.

Para chegar de ônibus, utilize a linha 002.

Endereço

Rua Caminho de Xinxiang – Cabeçudas, Itajaí – SC, 88302-100. Mapa.

O ponto negativo do Molhes da Barra de Itajaí é o pessoal com som muito alto no dias de verão, principalmente nos finais de semana. A beleza do lugar é justamente o contato com a natureza e o barulho do mar. Porém, tem horas, que tudo o que se escuta no início do molhe é a batida de funk. Isso realmente incomoda… Por isso, se puder escolher, fuja desses dias.

Mas, se não, nem por isso deixe de conhecer esse lugar incrível da cidade! Que é um ótimo ponto para admirar a vista e tirar lindas fotografias.

Molhes da Barra Itajaí

 

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre como é ou como chegar no Molhe da Barra de Itajaí, não deixe de comentar! E também compartilhe suas experiências por lá!

Dúvidas?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  • Lilian disse:

    olá, alem de Balneario vou pra Itajai ficarei hospedada no centro, sabe se tem como ir de onibus? ou apenas carro? é muito longe do centro:?

    • Djow disse:

      Lilian, recentemente a empresa de transporte coletivo de Itajaí mudou para a Transpiedade.
      Para chegar no Molhe você tem que ir em direção a Cabeçudas, a linha nova é: 6025 – Terminal Fazenda / Praia Brava / Cabeçudas
      Caso você esteja com disposição para fazer todo o trajeto a pé você pode conhecer outros pontos, vá até a Beira Rio.
      Lá pegue a rua que fica ao lado da BR Foods, que é o Caminho de Cabeçudas, até ver a placa para o Molhe.
      Após visitar o Molhe volte para o Caminho e siga em frente. Pare no Bico do Papagaio para uma foto 🙂 continue novamente até chegar na Praia de Cabeçudas.
      Mais informações sobre cada um você encontra aqui: https://cademinhamala.com/destinos/brasil/santa-catarina/itajai/
      Qualquer dúvida só chamar!