Haarlem, na Holanda: Roteiro de 1 dia na cidade mais charmosa que eu conheci na Europa

Haarlem, uma linda e florida cidade cheia de atrações e pertinho de Amsterdã. Para quem quer apreciar mais da Holanda, sem dúvida vale um bate-volte pra lá!

Depois de 3 dias em Amsterdam, e antes de seguir viagem para França e Alemanha, estava em nosso roteiro passar por mais um ponto dos Países Baixos.

Segunda-feira, às 8hrs da manhã, já estavámos todos encapotados e com as malas dentro do carro. Próxima parada: Haarlem, capital da Província da Holanda Norte.

Antes de viajar, pesquisamos bastante que outra cidade legal (e perto de Amsterdam) poderíamos conhecer. Depois de alguma leitura pela internet, vimos que Haarlem era o que procurávamos. E a escolha não poderia ter sido melhor!

Apesar de Haarlem ter apenas em torno de 158 mil habitantes, ela pode ser considerada grande para os padrões holandeses. Uma cidade pacata e muito florida. Aliás, é conhecida como “Bloemenstad”  cidade das flores – por ser o centro de produção de bolbos de tulipas há alguns séculos!

Enquanto caminhávamos por Haarlem a sensação era de estar explorando uma vila com ares de ser de conto de fada hahaha. Todas as ruas eram limpas e organizadas. Várias construções de casinhas fofas e bicicletas encostadas para todo lado. Foi uma alegria visitar essa cidade!

→ Já pensou passar o Réveillon 2018 em BALNEÁRIO CAMBORIÚ!

Psiiii › Inscreva-se em nosso canal no Youtube

Haarlem Roteiro Holanda

Barteljorisstraat

O Gio fez um vídeo andando pela rua Barteljorisstraat enquanto gravava para mostrar ao irmão dele. Olhando hoje, vimos que ficou tão legal e repassa tão bem a sensação que foi andar por Haarlem, que resolvemos compartilhar por aqui!

Roteiro de onde passeamos por Haarlem!

Nossa ida para Haarlem infelizmente foi curta. Entre viajar de Amsterdam para Paris, aproveitamos o meio tempo de uma manhã e início da tarde para conhecer alguns pontos.

Mas a cidade tem várias outras atrações além das que visitamos. Então quem quiser passar uma noite por lá, não tenho dúvida que vai aproveitar ainda mais o clima de Haarlem!

Segue um roteiro de onde exploramos por lá.

Amsterdamse Poort: Porta de Haarlem

A primeira parada que fizemos, foi no antigo portal na entrada da cidade. A construção data da era medieval, mais ou menos de 1400. Hoje é considerado um monumento nacional.

Originalmente toda a região era murada e haviam 12 portões. Porém, apenas este sobreviveu. Durante a invasão espanhola, na Guerra dos 80 anos, os portões foram essenciais para o cerco de Haarlem. Apenas o Amsterdamse Poort permaneceu com poucos danos.

A área ao redor é mais comercial. Ele fica localizado no final da rota Amsterdam-Haarlem. Só seguindo reto pela Rodovia N-200, a caminho do Moinho De Adriaan, o achamos facilmente.

Para quem está a pé, vindo do centro, é uma caminhada rápida de 10 minutos.

Haarlem Roteiro Holanda

O ponto é muito lindo, com certeza aqui tiramos umas das mais lindas fotos da viagem! Sem falar que o céu azulzinho de inverno pela manhã contribuiu muito.

O Molen De Adriaan

Voltamos para o carro e pegamos a direção para a Praça Central. Durante o trajeto por Haarlem, que mais parecia um cenário de filme, de tão bonito, encontramos o Moinho De Adriaan.

É simplesmente um moinho lindo de morrer! Sério, não teve nada mais holandês do que encontrar um moinho de frente para um canal e ao redor de várias casinhas típicas, muito amor.

Haarlem Roteiro Holanda

No interior do Molen de Adriaan tem um museu sobre os moinhos. Como passamos fora do horário de funcionamento, só ficamos com a visão de fora, que já valeu muito a pena! Do outro lado da rua também tiramos umas fotos lindas com o fundo de casas holandeses e o canal.

Haarlem Roteiro Holanda

O Molen de Adrian é um moinho de vento, às margens do Rio Spaarne. Ele foi construído em 1779 e funcionava para a produção de cimento e, após, tabaco. Com o tempo, o moinho acabou se tornando um símbolo da cidade de Haarlem.

Em 1932, o moinho sofreu um incêndio e queimou completamente. Apenas 70 anos depois, no ano de 2002, foi reconstruído sobre as fundações originais e reaberto. Hoje ele é totalmente funcional e virou uma atração turística, com visitas guiadas pelo museu. Quem conhece curte!

O horário de funcionamento pode alterar conforme a época do ano, fique de olho no site.

Endereço
Papentorenvest 1A, 2011 AV Haarlem, Reino dos Países Baixos. Mapa.

Vindo do centro, uma caminhada de 10 minutos. Mapa.
Vindo da estação central, uma caminhada de 12 minutos. Mapa.

A rota que fizemos de carro e o caminho indicado vindo pela estação central, passa bem em frente do moinho pela rua Hooimarkt. Daqui, dá uma visão bem linda do local.

O Grote Markt – praça central de Haarlem

Isqueiro da Holanda

Isqueiro Comprado na Lojinha, Ninguém Fuma, Mas Era Muito Legal

Seguimos então para a região mais movimentada da cidade, o Grote Markt. Andar de carro (com GPS, claro hehe) foi bem tranquilo. Mas essa parte central com certeza é melhor seguir a pé para aproveitar bem cada cantinho. Estacionamos, pagamos o parquímetro e dale caminhar.

Seguimos pela rua Smedestraat, até a região do Grote Markt. Por aqui, há várias ruas que são apenas para transitar pedestres e bicicletas. Elas tem uma atmosfera muito legal e tranquila, frequentada por famílias, pessoas curtindo o ambiente e tudo organizado.

Haarlem Roteiro Holanda

Lojinha de souvenirs na Grote Markt

O Grote Markt é uma praça em que as ruas desembocam. Um local recheado de construções antigas e históricas, com muitos bares e restaurantes movimentados ao redor.

No site da prefeitura, está disponibilizado a transmissão da Grote Markt por webcam instalada na praça, que dá para ficar de olho no espaço, muito legal para espiar!

Haarlem Roteiro Holanda

Na própria praça almoçamos em um dos melhores restaurantes que fomos na Europa, o Grand Café Brinkmann, que está aberto desde 1879.

Um lugar bem estiloso, cara de restaurante chique das antigas e com um espaço grande, coisa que vimos pouco nos restaurantes da Europa.

Haarlem Roteiro Holanda

Grand Café Brinkmann

Tudo que pedimos estava uma delícia. Eu fui com uns pães caseiros, salada e croquete, já o Gio comeu hambúrguer (o preferido da viagem!). Mais informações de horários aqui.

Haarlem Roteiro Holanda

Prédios antigos pela Grote Markt

Na região da Grote Markt está a famosa Igreja Grote of St-Bavokerk. Foi mencionada pela primeira vez em 1245, mas a maior parte das instalações foram construídas entre 1450 e 1520. Em seu interior tem um órgão enorme com 30 metros de altura! Inclusive Mozart, com 10 anos, já se apresentou lá.

  • Para mais informações sobre visitar a Grote of St-Bavokerk, acesse aqui.
Haarlem Roteiro Holanda

Lateral da Igreja Grote of St-Bavokerk

Também tem o prédio que funciona como a Prefeitura, fundado em 1370. Uma curiosidade é que Haarlem há muito tempo tem seus próprios governantes, mesmo na época medieval, quando eram os reis e condes que administravam as outras cidades da região.

Haarlem Roteiro Holanda

Prédio da prefeitura de Haarlem

O Vleeshal, construção bem ao estilo holandês renascentista. Feita em 1604, foi concebido para funcionar como um mercado de carne, que durou até o séc. XVIII. Hoje é uma galeria do Museu Frans Hals e é chamado de Museu De Hallen Haarlem.

  • Para mais informações sobre visitar o De Hallen Haarlem, acesse aqui.
Haarlem Roteiro Holanda

Ao fundo a Igreja Grote of St-Bavokerk e na lateral, o prédio com a parte da frente em “escadinha”, o Vleeshal

Hoofwacht, antiga sede da Guarda Cívica, é a construção mais antiga da cidade, do início do início do séc. XIII, e a estátua de Laurens Janszoon Coster, um inventor e pioneiro na impressa.

Por fim, o Philharmonie, construído em 1873 e reformado e ampliando em 1922 e 2001. Hoje tem apresentações regulares da Holanda Symfonia, além de sediar outros shows e performances de vários géneros musicais.

  • Para mais informações sobre as apresentações do Philharmonie, acesse aqui.
Haarlem Roteiro Holanda

Philharmonie

Mercado de Rua no Grote Markt

A Grote Mark ganha vida com o Mercado de Rua que acontece por lá semanalmente. Infelizmente não tivemos a oportunidade de conhecer, mas pelo menos compensamos passeando pelo Albert Cuyp Markt, em Amsterdam.

No mercado de Haarlem você vai encontrar queijo, frutas e vegetais, conservas, flores, vestuário… Além de comidas para saborear, carnes e peixes frescos. Enfim, dá para aproveitar e curtir um ambiente bem próximo às pessoas locais da cidade e explorar as todas as barraquinhas.

Haarlem Roteiro Holanda

Funciona todos os sábados das 9hrs às 17 hrs.
Na região central, ao lado da Igreja Grote Of-Bavokerk, no Grote Markt. Mapa.

Ruas para explorar e fazer compras

Apesar de Haarlem parecer uma pequena vila, a cidade tem o título de melhor cidade para compras da Holanda! A maioria das ruas de comercio são apenas para pedestres e bicicletas transitarem e próximas à região do Grote Markt, quando não começam por lá.

Como estacionamos o carro no início da rua Smedestraat, já logo encontramos a Hema.

Haarlem Roteiro Holanda

Hema é uma rede de lojas bem famosa na Holanda, fundada na crise dos anos 20 por empresários judeus. A ideia da empresa é oferecer produtos com um qualidade boa, preço legal e design interessante, ou seja, bom, bonito e barato. E, olha, nos esbaldamos lá!

Achei dois caderninhos lindos por tipo € 5 e comprei uma jaqueta quentinha que uso muito até hoje por € 30. Lá tem opção de papelaria, roupa íntima e acessórios, objetos de decoração, itens de maquiagem, até café quentinho com torta de maça compramos na Hema. É uma espécie de Lojas Americanas. Vale muito a pena conhecer.

Depois caminhamos pelas ruas Grote Houstraa, Warmoesstraat, fuçando as lojinhas.

Conheça as Golden Streets de Haarlem

A seguir listei algumas das chamadas Golden Streets, consideradas as melhores ruas de compras. Só que toda a região central é recheada de comercio, então não importa aonde você entrar, vão ter lojinhas para explorar.

Kleine Houtstraat: Talvez umas das ruas mais charmosas de Haarlem, com apenas 400 metros de distância. Ali tem pequenas boutiques de comerciantes locais, que vendem produtos artesanais.

Grote Houtstraat: Essa rua é maior, e tem marcas mais conhecidas, como The Body Shop, Swarovski, Zara, H&M, Pandora, Apple, Adidas, L’Occitane e por aí vai.

Haarlem Roteiro Holanda

Grote Houtstraat

Warmoesstraat: Traduzindo é a rua das hortaliças. A Warmoesstraat tem uma vista linda para a Igreja Grote of St-Bavokerk, com lojas, restaurantes e cafés.

Haarlem Roteiro Holanda

Warmoesstraat

Schagchelstraat: É só continuar pela rua Warmoesstraat, que ela vira a rua Schagchelstraat. Também estreita, ela é um dos espaços mais artísticos de Haarlem, com fabricante de violinos, torrador de café, ouvires e lojas de roupas.

Gierstraat: Aqui está a loja mais antiga de Haarlem, a farmácia Van der Pigge, com um interior bem autêntico! Há também estabelecimentos relacionadas com a espiritualidade, cozinhar, livros infantis, jóias, música clássica e muito mais.

Zijlstraat: Um nome conhecida pelos holandeses, já que a rua faz parte do tabuleiro Monopoly versão Dutch. Por lá tem lojas, cafés, prédios históricos e muito charme.

Haarlem Roteiro Holanda

Zijlstraat

Para ver uma lista de todas as 641 lojas da cidade e suas informações, é só clicar aqui.

 

E assim foi conhecer Haarlem! Uma cidade que sempre penso com carinho e que tenho muita vontade de voltar e conhecer mais cada pedaço, quem sabe até um dia morar hehe.

Gostou do post, então compartilhe! Ficou alguma dúvida ou já conhece Haarlem, comente!

Dúvidas?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *