Roteiro Curitiba: Museu Oscar Niemeyer, Torre da Telepar e Parque Barigui

Dentre as diversas atrações turísticas que há em Curitiba, você não pode deixar de conhecer o mirante da Torre da Telepar e o famoso Museu Oscar Niemeyer.

Curitiba é uma cidade que eu amo muito! Como vivi boa parte da minha infância lá e toda a minha adolescência, para mim, a Capital Ecológica, é terra natal também!

Já que minha família toda é de Santa Catarina, e éramos os únicos a morar em Curitiba, cada vez que um parente ia nos visitar, sempre fazíamos o mesmo caminho de turistão: Parque Tanguá, Ópera de Arame, Parque Tingui, Memorial do Ucraniano, Jardim Botânico, Bosque do Alemão e voltinhas no shopping Muller, ou seja, conheço esses pontos — que amo muito — de cor e salteado.

Porém, há meses eu e o Gio estamos ensaiando visitar um casal de amigos nossos que mora na cidade da vina. Então, finalmente, nas férias de julho, pegamos nossas malas e zarpamos subir a serra.

Parque Barigui

Óbvio que, como um bom clima curitibano, a cidade amanheceu cinza e chuvosa. Só que para a nossa surpresa, no decorrer no dia abriu um sol lindo e o tempo ficou estável e quentinho, isso em pleno mês de inverno!

Mas porque tinha chovido a noite inteira de sexta, no sábado pela manhã, quando resolvemos dar uma voltinha no Parque Barigui, ele estava super alagado! As pistas de caminhadas praticamente sumiram.

Psssiiu › R$100 em Créditos no Airbnb para você viajar!

Parque Barigui

Tudo alagado mas mesmo assim sorridentes

Capivara Parque Barigui

No entanto, acabou se criando uma paisagem completamente diferente daquela que estamos acostumados, os pássaros tomaram conta do parque e as usuais habitantes capivaras estavam pra lá e pra cá de boa. Ficamos ali por um tempinho observando a bicharada enchendo o ambiente, invertendo o papel com o homem, que é quem normalmente ocupa todo o espaço.

Depois achamos um espacinho legal, que renderam umas boas fotos urbanas.

Endereço
Av. Cândido Hartmann, s/n – Santo Inacio, Curitiba – PR, 82010-000.

Torre da Telepar

Dali seguimos para a antiga Torre da Telepar, hoje Torre da Oi, um ponto da cidade que NUNCA conheci. Quando morava em Curitiba, meu pai sempre prometeu levar eu e os meus irmãos lá, mas fomos embora e nunca subimos.

Então imagina a minha expectativa para fazer esse passeio, que mesmo que não seja a maior aventura na terra, tinha o fator mais de 15 anos de espera — sem brincadeira! — para dar uma olhadinha na vista, que sempre “ficava pra próxima”.

Chegando lá, deixamos o carro na rua (não tem estacionamento) fomos para a fila do ingresso, que é bem tranquila, e depois pegamos outra fila para subir de elevador.

A torre tem 109,5 metros de altura, e originariamente não foi construída para ser um mirante, ela tinha a função de servir como suporte de antenas de transmissão. Tempo depois, abriram para visitação, por este motivo o elevador que não foi construído para levar várias pessoas, que apenas transporta 4 cidadãos do bem por vez.

Foi bem rápido e tranquilo chegar lá em cima, nada comparado com o elevador da Tour Eiffel, hehe. No topo, onde tem uma obra do famoso artista curitibano Poty Lazzarotto, é possível ver a cidade de todos os lados, a vista tem o ângulo de 365 graus.

Obra Poty Lazzarotto

Ainda têm alguns painéis que norteiam para que direção da cidade você está olhando e o que há nessa localidade. Foi bem legal. Conseguimos achar vários pontos: o Jardim Botânico lá no fundo, o mercador Condor caixotão, os Parques Barigui e Tingui, Centro Cívico, o Museu Oscar Niemeyer…. Enfim, deu para perceber como Curitiba é imensa e não se consegue ver o final dela, valeu a pena!

Endereço
Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, 191 – Mercês, Curitiba – PR, 80710-650

Horário de Funcionamento
De terça a domingos, e feriados. Das 10hrs às 18h30min

Valor do Ingresso
R$ 5,00 inteira; R$ 2,50 meia-entrada

Mustang Sally

Seguindo, fomos almoçar. Por indicação dos nossos amigos, fomos ao Mustang Sally, do Shopping Palladium. É um restaurante de comida mexicana, todo ambientado, bem bonitinho. Pedimos dois nachos, o Caribeños e o Ultimate, que estavam simplesmente deliciosos! Deu para nós quatro comermos muitoooo!

Nachos Mustang Sally

Museu Oscar Niemeyer

Zíperes das calças devidamente afrouxados, partimos para o MON, o Museu Oscar Niemeyer ou o famoso Museu do Olho, outro ponto nunca visitado por esta curitibana de coração.

Com os tickets na mão, iniciamos nosso passeio pelas obras de arte moderna, fotografia e exposições como Acaso Controlado, Moderna para Sempre e Sob a Guarda do MON — obras apreendidas na operação lava jato e que estão no Museu Oscar Niemeyer.

É imenso! Andamos, andamos e andamos, mas não vimos tudo. Fomos perto do horário de fechar, aí acabamos só visitando o segundo andar e corremos para ver o interior do olho — após subir vários lances de escada.

Como todo museu, tinha obras meio estranhas demais. Mas no geral gostamos muito, principalmente das telas gigantes com tintas “jogadas” despretensiosamente e das fotografias de construção civil.

Na parte interna do olho, o teto é todo trabalhado com plaquinhas pequenas de metal suspensas. Dá um efeito bem diferente. Dentro tem vários tipos de obras que são mais modernas, incluindo uma em especial super barulhenta, que emitia som de telefone bem alto quando alguém passava a mão na frente dela, meio enlouquecedor o barulho!

Entrada Museu Oscar Niemeyer

Exposição Museu Oscar Niemeyer

Detalhe Chão Museu Oscar Niemeyer

Teto Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR, 80530-230

Horário de Funcionamento
De terça a domingo. Das 10hrs às 18hrs

Valor do Ingresso
R$ 12,00 inteira; R$ 6,0 meia-entrada (Lembrando que toda quarta-feira a entrada é gratuita e toda quinta-feira o horário é estendido até as 20hrs, sendo gratuita a entrada a partir das 18hrs)

Para quem tiver interesse sobre as exposições em cartaz: museuoscarniemeyer.org.br

Dali acabou nosso passeio do dia, fomos para casa reencontrar outros amigos e comer pão francês com carne moída, creme de gorgonzola e cenourinha refogada que estava uma delícia, receita da amiga Jujubis.

Não deixe de comentar e também compartilhar, é um prazer responder qualquer dúvida ou saber se você já visitou algum desses lindos pontos de Curitiba!

Dúvidas?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *