Como pagar suas compras no Paraguai: real, dólar ou cartão de crédito? Sabia mais sobre cada maneira e veja qual é a melhor!

Relacionado

Com certeza, o grande atrativo de viajar até à Ciudad del Este, são as compras!

Inegavelmente os preços dos produtos no Paraguai valem muito a pena! Principalmente nos segmentos de eletrônicos e tecnologia, produtos de beleza e vestuário em geral.

Os valores são iguais ou ainda mais vantajosos que nos Estados Unidos. Perfume, por exemplo, vale muito mais a pena comprar no Paraguai.

E claro que, para nós brasileiros, é muito mais econômica uma viagem até Foz do Iguaçu. Que, além de aproveitar para gastar money no Paraguai, pode conhecer uma das sete maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu e uma das sete maravilhas da engenharia, a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Porém, muitas vezes bate aquela dúvida na hora de se organizar para a viagem, como pagar?

Segue então as três opções de como pagar as suas compras no Paraguai.

Pagando com o Real

© Valor Econômico
© Valor Econômico

Como pagar: As lojas e shoppings da Ciudad del Este aceitam amplamente a moeda brasileira. Os produtos são anunciados sempre em dólar e o próprio estabelecimento paraguaio vai ter a sua cotação.

Normalmente esta cotação estará em torno do valor do dólar turismo.

Muitas vezes, nos sites das grandes lojas, eles já até informam qual é o valor do dólar que está sendo cobrado no dia. Assim, é possível ter um média de quanto a loja cobra em relação ao dólar do dia x valor do dólar do estabelecimento.

É bom verificar sempre se a conversão do real para o dólar foi feita corretamente na hora de realizar o pagamento das suas compras. Pergunte para o vendedor qual o valor da cotação e calcule para reais. Melhor do que perguntar o preço direto na moeda brasileira e confira na hora do pagamento se está tudo ok.

Nas lojas menores, às vezes, é possível negociar a taxa de câmbio. Já nas lojas maiores essa prática é mais difícil. Por isso pesquise o valor da conversão nos sites antes da sua ida e compare com as taxas das lojas de câmbio para ver o que pode valer mais a pena.

A boa notícia é que muitas lojas, para atrair clientes, tem trabalhado com taxa de câmbio equivalente as casas de troca, ou até com uma tarifa melhor.

Por isso, pode sim valer muito a pena pagar suas compras com o real. Principalmente para produtos que não tem valores tão expressivos.

Pagando com o Dólar

Divulgação
Divulgação

Como pagar: Após pesquisar nos sites das grandes lojas a cotação e comparar com as casas de câmbio, você vai concluir o que é mais benéfico. Mas, no geral, trocar o real por dólar pode ser mais vantajoso quando o item que você quer adquirir tem um valor alto, como eletrônicos e produtos de marca.

Inclusive, você pode deixar para trocar seu dinheiro em uma casa de câmbio situada na Ciudad del Este. Isso pode valer a pena, porque não incidirá IOF e a tarifa pode ser bem mais competitiva que no Brasil.

Segue algumas agências de câmbio com endereço no Paraguai, para simular a transação das moedas:

Uma dica boa! Para comparar os preços das cotações, use o site aquicambio.com. Ele ajuda a verificar qual casa de câmbio tem a melhor cotação no momento e sempre mantém os valores atualizados.

Agora aonde encontrar estes estabelecimentos na Cuidad del Este?

Logo após a fronteira e no lado esquerdo da Av. San Blás (de costas para o Brasil). Próximo aos Shoppings Vêdome, Jebai e à Galeria Lai Lai.

Normalmente a cotação do dia já vai estar em um painel eletrônico do lado de fora.

Segue um mapa com a localização de algumas casas:

Usando o Cartão de Crédito

© Hemera
© Hemera

Como pagar: Essa opção é a menos vantajosa.

Para realizar o pagamento com cartão de crédito, as lojistas irão cobrar entre 8% a 12% sobre o valor do produto. Isto porque, eles repassam a tarifa cobrada pela empresa do cartão de crédito ao consumidor final.

Não se esqueça também, que ao chegar a fatura no Brasil, será cobrado também o IOF, no valor de 6,38%.

Então, para gastar no cartão de crédito, avalie bastante.

Porém, às vezes, mesmo agregando as taxas ao valor do produto, o preço pode ser bem mais convidativo do que comprar nas terras brasileiras. Pois tem a vantagem de realizar o parcelamento.

Provavelmente passar no cartão de crédito só vai ser vantagem para produtos de valor alto e, principalmente, eletrônicos. Pois tem bastante diferença de preço com o Brasil.

Só mais um ponto: a conversão na fatura do cartão de crédito.

Como a moeda paraguaia é o Guarani, quando o vendedor passar a sua compra no cartão, será convertido de dólar para guarani (pela cotação da loja do dia). E quando chegar a sua fatura, haverá a conversão de guarani para dólar e dólar para real. Ou seja, quando mais converter, mais você paga por isso e perde dinheiro.

Lembrando que é preciso habilitar o seu cartão para o uso internacional antes de realizar a compra!

Assim, pesquise antes o preço do produto no Brasil versus Paraguai, para ver se comprar no cartão de crédito vale a pena mesmo.

 

Então essas são as maneiras de como você pode pagar suas comprinhas – ou compronas – no Paraguai. Se ficou com alguma dúvida ou tem mais alguma coisa para compartilhar, deixe um comentário!   😉