Um passeio cheio de atrações, esse é o Pontal Norte! Desfrute de uma vista lindíssima de Balneário Camboriú e das praias encontradas pelo caminho.

Relacionado

Um ponto turístico não muito divulgado, mas que com certeza merece toda a nossa atenção é o Deck do Pontal Norte em Balneário Camboriú.

Para iniciar seu passeio vindo pela Estrada da Rainha (sentindo norte-sul) o acesso está logo no final, adentrando em Balneário Camboriú.

Caso a rota seja pela Avenida Atlântica, é no início da praia, lado aposto à Barra Sul, que é onde estão localizados os bondinhos. Aliás, já fez uma visita por lá? Contamos tudo neste post sobre o Parque Unipraias, não deixe de conhecer!

  • Automóvel: estacione nas ruas aos derredores. Mas, se prepare para procurar uma vaga, porque estacionamento em Balneário está cada vez mais difícil!
  • A pé: que também pode chegar facilmente. Seja pela praia ou pela Estrada da Rainha. A estrada, porém, exige bem mais fisicamente.
  • Bondindinho, uma espécie de ônibus aberto que circula pela Avenida Atlântica e Avenida Brasil. Tem uma parada bem na frente do deck. Para entrar no bondindinho bastar acenar de alguma das duas avenidas. Ele passa, normalmente, numa frequência de 20 em 20 minutos e a passagem custa R$ 5,00.

A entrada pode enganar o visitante, pois é meio escondidinha. Porém, é só ir seguindo pela lateral direita do prédio que tem na entrada do Pontal Norte.

Endereço
Av. Atlântica, 65 – Centro, Balneário Camboriú – Santa Catarina.

Infraestrutura

Assim que o visitante chega ao deck do Pontal Norte, dá de cara com um pequeno edifício todo branco e dois pisos.

Início do Pontal Norte

No térreo tem uma lojinha de artesanato. São diversos tipos de peças feitas produzidas por uma associação do município. A maioria leva algum elemento da praia e do mar. Já é um bom local para achar uma lembrancinha de Balneário Camboriú.

Lojinha de artesanto

Na lateral do prédio, há banheiros públicos, que sempre estão limpinhos e também a guarda municipal. Ao lado, está sendo construindo um novo edifício para abrigar a Base Náutica do Corpo de Bombeiro Militar.

Andando mais alguns poucos metros para frente, o turista encontra uma lanchonete com muita sombra, além da vista linda para Balneário Camboriú. É vendido sorvete, água de coco, refrigerante, sucos…

Lanchonete Pontal Norte

Academia ao Ar Livre

No prédio principal, na parte de cima que é toda aberta, existe uma Academia ao ar livre totalmente gratuita. É uma iniciativa da prefeitura que busca incentivar a prática de exercícios físicos, oferecer uma atividade diferente e promover a integração entre os moradores e também turistas.

O espaço conta com aproximadamente 250m² e equipamentos de musculação. São sete profissionais de Educação Física à disposição dos alunos em todos os horários. A Academia tem capacidade de atender 20 pessoas por hora, obedecendo a ordem de chegada. São horários livres com uso de senhas. Os moradores e turistas podem treinar 3x por semana durante 1 hora.

Para se inscrever é necessário ser maior de 16 anos, apresentar documento com foto, comprovante de residência (exceto turistas) e apresentar um atestado de saúde comprovando aptidão para fazer atividades físicas. O cadastro pode ser feito na secretária da academia.

Mais informações acesse o Facebook.

Horário de funcionamento:
Segunda à sexta: das 7hrs às 12hrs e das 16hrs às 21hrs
Sábado: 7hrs às 10hrs e das 16hrs às 18hrs.

Roteiro do Pontal Norte

Por esse roteiro o visitante pode ser guiar em quais pontos vai encontrar pelo trajeto. Inicia no pé da Estrada da Rainha e fim da Avenida Atlântica, ao lado está o Canal Marambaia. Depois segue até a Praia do Canto (ou Prainha). Logo após, tem a Trilha da Mata Atlântica, que é opcional — está explicado logo abaixo  😉  — até chegar no fim do caminho.

Então pode retornar ou escolher caminhar pela Praia do Buraco (ou Praia do Coco).

»»» Para aumentar o roteiro e ver todos os detalhes, clique no segundo ícone em cima do lado direito.

Caminhando pelo Deck do Pontal Norte

Depois de passar pelo pequeno prédio no início do Pontal Norte, curtir a vista por ali que já é lindíssima, é só começar sua caminhada pelo deck de madeira, que tem uma extensão aproximada de 800 metros. O local é limpo e bem feito, com certeza uma ótima opção de lazer!

Início do deck

Início do deck

O início do trajeto da vista também para o Canal Marambaia e durante sua caminhada há várias placas de preservação a natureza. Também é interessante observar, que o deck tem algumas aberturas no meio para árvores que já estavam ali antes de sua construção, o que reforça mais ainda a consciência que o espaço passa sobre preservação.

Canal Marambaia

O legal desse ambiente é que ele proporciona diferentes experiências para o visitante.

Pode ser feita uma caminhada turística para apreciar a vista incrível de toda a orla e praia central de Balneário Camboriú. Uma caminhada para se exercitar, já que o espaço é extenso e pode servir como continuação de que vem pela Estrada da Rainha ou pela Avenida Atlântica. E pode ser uma caminhada para aproveitar as lindas praias que têm acesso pelo deck.

Banquinhos para relaxar

Observando a vista!

Mirante

A passagem de um lado conta toda vista da cidade, prédios, praia e mar e do outro é costeado pela Mata Atlântica. O deck tem vários pontos de sombra, bancos para sentar e mirantes.

Vista de Balneário Camboriú

Caminhando pelo deck

Caminhando pelo Deck

Caminhando pelo deck

Orla de Balneário Camboriú

Vista do deck do Pontal Norte

Fim do deck, acesso à Praia do Buraco

Vista linda de toda a orla de Balneário Camboriú

Praia do Canto ou Prainha

Durante o passeio, a primeira praia encontrada é a Prainha, também conhecida como Praia do Canto.

A praia é supercurtinha, com apenas 50 metros de orla. Há duas pequenas escadinhas para chegar da areia. Essa região tem a água bem calma, tem árvores para fazer sombra e não é muito frequentada.

Escada de acesso à Praia do Canto

Praia do Canto, também conhecida como Prainha

Praia do Buraco ou Praia do Coco

No fim da passagem, o visitante acaba o percurso na Praia do Coco, ou como é mais conhecida, Praia do Buraco. No blog tem um post super completo falando tudo sobre a praia, não deixe de ler!

É uma praia suuuper tranquila em Balneário Camboriú, totalmente ao contrário da movimentação da Praia Central! Mas também não possui infraestrutura, é somente mato, água e mar! A sua extensão não é muito longa, possui mar revolto e areia grossa.

Um refúgio para quem quer relaxar.

Ponta da Praia do Buraco, que é conhecida também como Praia do Coco

Trilha pela Mata Atlântica

Logo depois da Praia do Canto, tem o início de uma trilha pela Mata Atlântica. Ela dá acesso à Praia do Buraco e, após caminhar uns 10 minutos, já chega ao destino.

Pontal Norte, Balneário Camboriú
Início da Trilha

A ressalva é que a trilha começa larga e calçada, mas depois vai ficando estreita e de chão. Aos amantes da natureza é uma bela pedida.

Pela trilha na Mata Atlântica

Fim da trilha que dá na Praia do Buraco
Fim da trilha que dá na Praia do Buraco

Dicas

  • Tenha cuidado. Infelizmente alguns horários para acessar o caminho não são muito seguros, principalmente a trilha pela Mata Atlântica. Por isso prefira dias com mais movimento e enquanto ainda for claro. Esse é com certeza o único aspecto negativo do deck.
  • Não se esqueça de um chapéu, água e protetor solar durante o verão!
  • Se a ideia for curtir a praia mesmo, tenha em mente que será uma caminhada mais longa carregando equipamentos para praia.
  • Vá com calma e disposição. O lugar é muito lindo! Se for turistando não deixe de levar sua câmera. É um dos melhores pontos para tirar lindas fotos de Balneário Camboriú.
  • Só caminhando pelo deck, com paradas para fotos e curtir a vista, é um passeio com duração de mais ou menos 1 hora.

Caminhando pelo deck

 

E aí ficou curioso para conhecer esse lugar? Eu mesmo me arrependo de não ter visitado antes, tantos anos por aqui e nunca dei muita atenção! Então caso seja morador ou está visitando Balneário Camboriú, acrescente o Portal Norte no seu roteiro, é de se deslumbrar!

Ficou alguma dúvida, tem alguma sugestão ou já visitou o deck do Pontal Norte? Deixe um comentário!  🙂

Summary
Tesouro escondido: Pontal Norte em Balneário Camboriú
Article Name
Tesouro escondido: Pontal Norte em Balneário Camboriú
Description
Um passeio cheio de atrações, esse é o Pontal Norte! Desfrute de uma vista lindíssima de Balneário Camboriú e das praias encontradas pelo caminho.
Author
Publisher Name
Cadê minha mala?
Publisher Logo