Bico do Papagaio, cartão postal de Itajaí. Com origem desconhecida, a pedra é um belo ponto para fotos e apreciar a vista das praias do Atalaia e Geremias.

Relacionado

A origem do Bico do Papagaio, até os dias de hoje, ainda é um mistério para os historiadores da cidade de Santa Catarina. Existem, porém, duas teorias sobre esse monumento tão peculiar.

Há quem defenda que a pedra surgiu com explosões rochosas no início do século XX. Uma empresa foi contratada para a construção dos molhes de Itajaí. Então, para o fundamento, com dinamites, as pedras foram retiradas da região do Atalaia e Geremias. Assim, durante as detonações, acidentalmente, uma das pedras tomou o forma de um bico de papagaio.

Bico do Papagaio em Itajaí

A outra história é de a atração já existe há muito tempo na região e é uma formação natural. O falecido escritor Hermes Justino Patrianova, estudioso da língua indígena tupi-guarani, defende que Itajaí significa “rio do pássaro de pedra”: Itá (pedra) Jaó (pássaro) I (rio) e não “rio das pedras”. Assim, confirma que no passado os índios da região já conheciam o Bico do Papagaio.

Conhecendo o Bico do Papagaio

Quando você estiver chegando no local, uma grande formação rochosa de 4,5 metros de altura, com o formato de cabeça de papagaio logo irá aparecer no horizonte. Ao fundo está o mar e o Molhe da Barra. Do lado esquerdo, a Praia do Atalaia e, do lado direito, a Praia do Geremias.

Bico do Papagaio

Vista Praia do Atalaia
Vista Praia do Atalaia
Vista Praia do Geremias
Vista Praia do Geremias

O deck na lateral da pedra foi construído a pouco tempo. Hoje em dia também, o Bico do Papagaio conta com iluminação à noite e tem uns banquinhos na frente. Ficou um espaço bem legal e mais preparado para os visitantes.

Bico do Papagaio em Itajaí

Durante o verão, é bem movimentado e quem vai à praia já pode aproveitar para conhecer o monumento. A única reclamação é a falta de uma sombrinha, quando o sol está muito alto, é difícil curtir o ambiente, em razão do calor.

O Bico do Papagaio está sempre aberto para visitação e não tem custo nenhum.

Como chegar

O cartão postal de Itajaí está localizado no caminho de Cabeçudas.

Caso você já queria conhecer outros pontos da cidade, como a Praia do Atalaia, Molhe da Barra, Praia do Geremias e a Praia de Cabeçudas, recomendo fazer o trajeto a pé ou de bicicleta. Já explicamos tudo aqui no Cadê minha mala?

Bico do Papagaio em Itajaí

Porém, também é possível chegar até o Bico do Papagaio de carro, há um estacionamento na frente. Se preferir ir de ônibus, pegue a linha 6050. Os horários estão neste link (selecione a linha que indicada). Segue o mapa da rota:

Endereço
1733, R. Dep. Francisco Evaristo Canziani, 1531 – Cabeçudas, Itajaí – SC 88306-400. Mapa.

 

Espero que o passeio seja proveitoso! Compartilhe essa postagem e conte-nos se já visitou o Bico do Papagaio ou ficou alguma dúvida! =)

Summary
Bico do Papagaio, o famoso cartão postal de Itajaí!
Article Name
Bico do Papagaio, o famoso cartão postal de Itajaí!
Description
Bico do Papagaio, cartão postal de Itajaí. Com origem desconhecida, a pedra é um belo ponto para fotos e apreciar a vista das praias do Atalaia e Geremias.
Author
Publisher Name
Cadê minha mala?
Publisher Logo