Seja antes, durante ou depois de curtir a linda cidade de Curitiba, tomar um cafezinho no Café do Paço da Liberdade é uma parada obrigatória!

Relacionado

Mais um dia cheia de lugares para visitar! Antes passamos na famosa Feirinha Largo da Ordem e visitamos as ruas do Centro Histórico de Curitiba.

Depois seguimos para a região principal, que com certeza tem tem uma vibe diferente. Bastante movimentação, são pessoas indo e vindo para todo lado. Só que como era fim de semana, tudo estava mais tranquilo. Então finalizamos o passeio no ponto mais charmoso da cidade!

Praça Tiradentes

A praça, segundo conta a história, marca o nascimento político oficial de Curitiba, na época Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em 29 de março de 1693.

A praça Tiradentes é o coração de Curitiba, rodeada de árvores, ela é super movimentada durante a semana. Abriga comércio aos redores e terminais de ônibus, sendo também o ponto de partida da Linha Turismo. Um passeio que vale muito a pena, pois passa por todos os principais pontos turísticos da cidade.

Aliás, fomos até a praça com a intenção de fazer o roteiro do ônibus de turismo. Só que como a duração era meio longa — duas horas e meio ao todo — acabamos desistindo pelo tempo que tínhamos. Porém, com certeza o programa já está agendado para próxima ida à cidade.

Mais informações sobre a linha turismo: turismo.curitiba.pr.gov.br

Na praça Tiradentes há uma passarela de vidro, que permite ver o antigo calçamento que existia ali. Além de ter monumentos que homenageiam Tiradentes, Getúlio Vargas e Marechal Floriano Peixoto e a Catedral ao fundo.

Praça Tiradentes
Praça Tiradentes

Paço da Liberdade

Depois de uma caminhada de 3 minutos, chegamos ao Paço da Liberdade, prédio histórico, que abrigava a antiga prefeitura. Mas hoje, após passar por uma reforma em 2009, é um centro cultural administrado pelo SESC.

Há várias atividades em seu interior. Podemos encontrar um espaço para leitura, estilo uma pequena biblioteca, com janelas amplas e ar fresco, muito agradável. Havia também o Cine Pensamento, onde ocorre exposição de filmes, uma sala com computadores para uso, e outras para atividades desenvolvidas pelo SESC.

No último andar, após quatro lances de escada de madeira larga em espiral — que por sinal lembram escadas de filmes antigos — há o Espaço das Artes, com algumas exposições de artes visuais e eletrônicas, bem diferente.

Paço da Liberdade
Paço da Liberdade
Janela Paço da Liberdade
Janela Paço da Liberdade
Área de Leitura Paço da Liberdade
Área de Leitura Paço da Liberdade

Contudo, o ambiente mais charmoso e agradável estava no piso térreo, ao fundo do Casarão, o Café do Paço. Um ambiente amplo, com janelas grandes e claras, e portas de madeira escura, estilo francesa, com o piso de madeira e uma bancada estilosa. Deu para se sentir transportado para um cafezinho muito super chique e requintado do século passado.

Pena que na hora quase não tiramos fotos do local 🙁 . Mas numa próxima com certeza vamos voltar com a câmera abarrotada de imagens hehe.

O cardápio tinha várias opções de café diferente — cappuccino tradicional, cappuccino italiano, macchiato, expresso, expresso pana, mocaccino — de todos os tipos de sabores, além de bolos e um dos melhores brownes que já comemos!

Café Paço da Liberdade
Café Paço da Liberdade
Brownie Café Paço da Liberdade
Brownie Café Paço da Liberdade

Vale muito a pena reservar um tempinho para fazer uma visita e tomar um café.

Endereço
Praça Generoso Marques, 189 – Centro, Curitiba – PR, 80020-220.

Horário de Funcionamento
Terça a sexta – 10h às 21h.
Sábado – 10h às 18h.
Domingo – 11h às 17h.

Mais informações acesse a página do facebook.

Rua XV de Novembro

Em seguida, continuamos a pé, e dentro de 5 minutinhos, estávamos na Rua XV de Novembro, o conhecido calçadão. Esta foi a primeira via pública asfaltada da cidade, e a primeira rua de circulação exclusiva para pedestres do Brasil.

Lá você encontra a Rua das Flores, o famoso Bondinho, o Teatro Guaíra, o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná e diversos prédios históricos, sendo um ponto cultural importante para a cidade.

Bondinho Rua XV de Novembro
Bondinho Rua XV de Novembro

Além, claro, do Palácio da Avenida. Local em que todo final de ano, o banco HSBC tradicionalmente realiza uma apresentação de canções natalinas com crianças em suas janelas, um espetáculo imperdível!

Cheia de canteiros e flores, artistas de rua e, como em toda cidade, mendicância, o calçadão em sua essência é um local para compras. Possui lojas de roupas, de sapatos, joalherias, eletrônicas, de móveis, lanchonetes e bancas de revista.

Rua XV de Novembro
Rua XV de Novembro

Por estarmos lá durante um domingo, não havia movimento, ao contrário do que ocorre nos dias da semana. Onde além de passear na rua mais famosa da cidade, é possível encontrar algumas figuras que só Curitiba reserva: o Oilmen, o Plá, o palhaço sombra, e a senhora da “borboleta 13” e “cobra 33”.

Endereço

Teatro Guaíra
Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba – PR, 80020-310.

Palácio da Avenida
Travessa Oliveira Belo, 34 – Centro, Curitiba – PR, 80020-020.

Jardim Botânico

Por fim, retornamos ao carro e fomos em direção ao ponto turístico mais popular, prestigiado e divulgado de Curitiba, o Jardim Botânico, que com certeza merece toda a atenção. Este ponto turístico é meu conhecido antigo, mas ele é realmente de tirar o fôlego.

Apesar do vento frio em um dia inverno, o céu estava limpo com muito sol, cenário perfeito para a visitação. Como já era fim do dia e era nossa última parada antes de pegarmos a estrada, resolvemos tirar uns minutos para simplesmente sentar na grama, sentir o cheiro de mato e respirar de ar puro, observando o movimento, antes de dar tchau para a minha cidade amada.

Jardim Botânico
Jardim Botânico
Jardim Botânico
Jardim Botânico
Jardim Botânico
Jardim Botânico
Jardim Botânico
Jardim Botânico

Endereço
R. Engo. Ostoja Roguski – Jardim Botânico, Curitiba – PR, 80210-390.

Horário de Funcionamento
De segunda-feira a domingo.
Verão: das 6h às 20h.
Inverno: 6h às 19h30.

Mais informações, acesse aqui.

 

Realmente Curitiba é única em muitos aspectos e nesta viagem a conhecemos ainda mais! Vale a pena as várias visitas, em cada uma delas é possível redescobrir esta incrível cidade!

Não deixe de comentar e também compartilhar, é um prazer responder qualquer dúvida ou saber se você já visitou algum desses lindos pontos de Curitiba!

Summary
Roteiro Curitiba: Praça Tiradentes, Paço da Liberdade e Rua XV de Novembro
Article Name
Roteiro Curitiba: Praça Tiradentes, Paço da Liberdade e Rua XV de Novembro
Description
Seja antes, durante ou depois de curtir a linda cidade de Curitiba, tomar um cafezinho no Café do Paço da Liberdade é uma parada obrigatória!
Author
Publisher Name
Cadê minha mala?
Publisher Logo